e premte, shkurt 11, 2005

GT - EDUCAÇÃO MUSICAL - RJ

GT - EDUCAÇÃO MUSICAL - RJ
Coordenador: Sidney Mattos

Não existe cultura, desenvolvimento, cidadania e identidade sem educação. Ela sempre foi o alicerce maior de todas as civilizações. Nesse contexto, o nosso país, durante anos relegou por diversos motivos e principalmente emperrada nos interesses mesquinhos e egoístas da nossa elite, esse processo tão fundamental no desenvolvimento de qualquer nação. Está claro e é mundialmente sabido a musicalidade do nosso povo. Como a música criou, através dos tempos uma identidade cultural tão forte que só tem paralelo com o nosso futebol. De uma diversidade até mesmo assombrosa.
É claro, também, que o contato com a música propicia ao ser humano acessar o que ele tem de mais rico. A sua criatividade. A sua expressão no canto, nos ritos e na dança.
Acredito, sinceramente, na possibilidade de, assim como vários países, tais como Rússia e Hungria que possamos nos orgulhar também de sermos um povo alfabetizado musicalmente, de termos orgulho e consciência dessa nossa fonte inesgotável que é a Música Brasileira.
O GT Educação Musical trabalha no sentido de viabilizar, até aqui, as questões que o seu grupo acham mais importantes para que esses objetivos acima sejam alcançados:
1. Ampliação da obrigatoriedade do ensino de educação musical, indo da educação infantil até o segundo grau.
2. Atualização das informações que já existem sobre o tema (pesquisas, documentos, coleta de dados, etc.)
3. Fazer um trabalho primoroso do real papel da Educação Musical na formação e desenvolvimento do ser humano

4. Valorização do Professor não só financeira, mas também de formação profissional (divulgação desses trabalhos).
5. Instrumentalizar ou equipar as escolas que já tem educação musical, fornecendo de alguma maneira violões, instrumentos de percussão, que possam desenvolver os alunos.
6. Embasar a nossa argumentação com a comprovação cientifica e de prática de que a música é uma excelente ferramenta interfaciada com outras matérias para melhorar o desenvolvimento pessoal do ser humano
Secr. Sidney Mattos
neae@neae.com.br
OMB 14 516