e shtunë, maj 21, 2005

Doc Formação - Rio de Janeiro

GT-Formação Musical do Rio de Janeiro
contou Sidney do antigo GT-Educação Musical, que se fundiu ao GT-Formação Profissional.



Sobre a proposta geral compilada e encaminhada pela Glória Cunha:

1-Quanto aos princípios enxugaríamos o texto mas sem entrar em detalhes de redação, reparamos que damos ali como obrigatório o ensino de música que de fato ainda não é assim o princípio que nos guia é o de DEVERÁ ser obrigatório ou Deveria ser obrigatório.
2-À proposta básica de um Projeto Nacional de Ensino Musical preferimos um Projeto Nacional de Formação Musical, a sigla PNFM, ou PNFoM, ou PNFEMUS cujo centro mesmo é a área de maior campo para o MInc- a atuação artística como formadora e reprodutora de quadros da cultura.
3-Criação de Fundo nacional deve deixar clara a origem e fonte de recursos para financiar ações de FORMAÇÃO para não abraçarmos todo o universo de Ensino de Música pois geraria um caminhão tão alucinado de recursos em demanda que só mesmo em sonho seria realizável. Qual seja:vamos por partes.
Nomeamos em especial o FAT (com o ministério do Trabalho para qualificação profissional) e o FUNDEB (com o MEC) para composição do fundo além de reverter as iniciativas das empresas estatais para a gestão do Minc, que controlaria e estabeleceria os critérios para projetos na área musical, evitando dispersão e/ou mau uso.
4-Achamos que o programa pode desenvolver e formular formatos Educativos, que se estendam pela rede pública de Rádio e Televisão, atentos ao aspecto da Formação integral.
5-Achamos imperioso o desenvolvimento de projetos continuados de espetáculos/oficinas, com apresentações artísticas e interativas nas escolas que possam ser operados pelo sistema nacional de cultura.
6-Tendo em vista a Formação Musical e o aspecto de aprimoramento dos Músicos achamos possível a criação de taxação específica dentro dos direitos autorais baseado em percentual a ser levantado, evitando deste modo a criação de novos impostos.



Participaram de nossa reunião e estarão na vídeo conferencia os Companheiros Samuel Araújo, Sidney Matos,Sergio Barbosa e Leonardo Fuks, e eu, Eduardo Camenietzki secretariei e compilei estas entre outras sugestões, tendo ainda a presença do Guilherme Brício e Dalmo Motta, estes do Sindicato dos Músicos do RJ e este último membro da comissão de músicos do fórumRJ, e representante no Fórum Nacional