e diel, maj 22, 2005

Propostas, ações e reivindicações - RJ

Quanto às propostas, ações e reivindicações:

1-BIBLIOTECA VIRTUAL
Sentimos aqui a necessidade de uma instituição para abrigar a
biblioteca. Sugerimos a ABEM (Associação Brasileira de Educação
Musical) www.ufu.br/abem.
Além da Biblioteca virtual achamos que os professores deveriam
acessar esse material fisicamente falando. Muitos não tem
internet.
Então pensamos que livros, CD´s, etc. poderiam ser
disponibilizados
pelo ME, via Minc, em pelo menos todas as bibliotecas municipais que
sejam as capitais dos Estados, pelo menos. Poderíamos ter uma
seção especifica para educação musical que seria, logicamente divulgada
em todo o país.


De acordo.

2- MUTIRÃO DE EDUCAÇÃO MUSICAL - precisamos explicar melhor
essa
ação ampliando o texto para definirmos melhor quais são os
princípios e os eixos dessa política.



Sim. Talvez seja o momento de citar as diversas inciativas
como "Projeto Música na Escola"; "Projeto Ouviravida", "POEMA",
etc.
A idéia é que tenhamos um conclomerado de diversas ações.
Não é o caso de elegermos uma ação e adotá-la em todo o país, mas
reconhecer, incentivar e criar novas... Mas, o mais importante, é
COLOCAR A EDUCAÇÃO MUSICAL NA PAUTA DO GOVERNO.


QUESTÕES DE Ed. MUSICAL

Quem geriria esse fundo? Sistemas de cotas? O que se entende por
ações de Educação Musical? Concerto didático? Cursos? Écriar uma cdteca?


Acho que não podemos levar a proposta muito fechada. Partimos
do princípio que esta é uma incumbência do Governo Federal numa
ação conjunta Minc/Mec. A forma de acesso ao fundo precisa ser prevista
em edital, digamos. Algo como os fundos de cultura existentes em
diversas localidades: em São Paulo, ou como o FUMPROARTE em Porto
Alegre, só que específicos para ações de educação musical.
Acredito que devemos levar as propostas bem claras, seja ou não
incumbência do Governo, para que aconteça realmente alguma
coisa.

Este conceito é muito importante: AÇÃO DE EDUCAÇÃO MUSICAL:
tendo como princípio que a educação musical pode ocorrer de
diversas formas, dentro e fora da escola, em ações diversas: aulas,
oficinas, formação de conjuntos, projetos de intercâmbio, concertos
didáticos, preservação de manifestações culturais que tenham seu processo
de transmissão ameaçado (ex. Congadas), etc. Entendemos que é
importante construir este conceito.
A idéia de MUTIRÃO é um pouco "mão na massa", tipo casa popular, mesmo. Algo que congregue todos os educadores/formadores/professores, e não só a academia.

4- OBRIGATORIEDADE - Devemos lutar para que a obrigatoriedade seja um direito.
Garantir que o professor que atue na área seja devidamente capacitado, que tenha objetivos e metas.


5 - CRIAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES PÚBLICO E GRATUITOS.
Criar condições, tais como, a sensibilização e a
mobilização dos professores para serem multiplicadores. Dentro desse tópico
achamos importante que tenhamos a disciplina MÚSICA nos CURSOS DE PEDAGOGIA
E NO CURSO NORMAL (2º grau). Os atuais professores regentes que
por imposição da Lei 5692, de 1971, tiveram uma formação
polivalente, e na maioria das vezes não têm, no seu currículo, uma
formação musical mais abrangente. Sentindo-se despreparados para o ensino das Artes,
recorrem à música apenas para uma função disciplinadora como
as "musiquinhas de comando" (repertório do cotidiano escolar:
lavar as mãos, formar fila etc), músicas paras as datas comemorativas
(Festa do coelho, Dia das mães, pais etc) ou recorrem aos sucessos
do momento, já altamente veiculados pela mídia.

Sim, temos que lutar para que a Música esteja presente na
formação de todos os professores e não só nos de música.
Em especial
na educação infantil e primeiros ciclos (ensino fundamental 1). A
música não é só dos músicos, todos podem e devem
utilizá-la...