e diel, maj 29, 2005

Proposta do GT de Formação- Distrito Federal

Fórum Permanente de Música do Distrito Federal
Proposta do GT de Formação

O Grupo de Trabalho de Formação do Fórum de Música do Distrito Federal vem contribuir para as discussões da Câmara Setorial de Música com algumas informações e recomendações.

Para tal, exporemos nossa participação em dois momentos, a saber: Formação Básica e Formação Profissional.

FORMAÇÃO BÁSICA (Articulada com a Educação Básica. Educação Fundamental/Ensino Médio).

• Permitir a veiculação repertorial brasileira, o mapeamento de nossa produção musical (por região), através de ações que preservem tal acervo, objetivando o compartilhamento do conhecimento oriundo da articulação dos saberes e sua difusão em escolas da rede pública de ensino, associações diversas e centros comunitários.

Como resultados dessas ações, teríamos:

• A formação cidadã, o desenvolvimento da cognição, da psicomotricidade e da sensibilidade;
• Uma escolha consistente do aluno ou partícipe destas ações com vistas a uma futura profissionalização; por outro lado, a formação de platéias providas de conhecimentos e informações que, certamente, orientarão seus propósitos de consumo dentro da cadeia produtiva pertinente.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL (Articulada com a Educação Profissional. Níveis básico, técnico e tecnólogo).

• Promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades musicais de jovens e adultas, tendo em vista a formação para a cidadania e o mundo do trabalho;
• Construir trajetórias curriculares modularmente formatadas, com terminalização e certificação, nacionalmente reconhecidas;
• Hospedar, no âmbito da escola de educação profissional (de níveis básico, técnico e tecnólogo) tanto os saberes acadêmicos formais quanto àqueles produzidos pela sociedade brasileira. Para tal, torna-se imprescindível uma mudança de paradigma representada pela eliminação do “apartheid” entre saber saber x saber fazer, teoria x prática, popular x erudito e educação x cultura (que no nosso caso possui fortes interfaces);

Também, faz-se importante reconsiderar a supressão do artigo 9º, do revogado Decreto nº 2208/97 que, se estivesse presente no atual Decreto nº 5.154/2004, permitiria a contratação de profissionais de notório saber - egressos do mundo do trabalho - como professores dos Centros de Educação Profissional.

Por outro lado, a LDB – nos artigos 36, 39 a 42, que trata da Educação Profissional – considerou como nível Básico da mesma, a oferta de cursos pontuais de curta duração com o objetivo de qualificar e/ou requalificar trabalhadores com qualquer nível de escolaridade. Como sabemos, o músico, o atleta, e o bailarino atingem, precocemente, o mundo do trabalho e, para que realizem o nível Técnico da Educação Profissional, necessitam de um nível Básico Seqüencial de ação continuada.

• Formular ações que conduzam a autosustentabilidade das instituições voltadas para a Educação Profissional de qualidade, pública e gratuita, mediante a construção de programas e projetos multidisciplinares e interinstitucionais.

Como resultado dessas ações, teríamos:

• A capacitação continuada dos profissionais em Música;
• A articulação da educação com a ciência, a tecnologia e o mundo do trabalho;
• O fomento às ações sócios culturais presentes na sociedade, promovendo a inclusão das diferenças.

Por entendermos que, neste momento, a importância da criação da Câmara Setorial deva constituir-se no foco principal de nossas ações, colocamos a experiência bem sucedida do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília à disposição dos demais fóruns através do site: www.emb.com.br.





O GT – Formação do Fórum Permanente de Música do Distrito Federal, é composto por:

Professor e Maestro Carlos Galvão (coordenador do GT)
Diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília;

Beto Péres (delegado do Fórum de Música do Distrito Federal)
Músico, Produtor e Técnico de Som da Discompany;

Cláudia Castro
Diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Plano Cultural;

Paulo DJorge
Músico, Compositor e Indigenista;

O GT – Formação do DF agradece as contribuições valiosas da Professora de Música da UnB, Maria Isabel Montandon.