e hënë, nëntor 07, 2005

Algumas ações pactuadas na Câmara Setorial 06/05

Algumas ações pactuadas na Câmara Setorial de Formação



1. Das várias que foram tiradas a principal, e não escrita, foi marcar uma reunião entre as 5 secretarias do Mec e uma comissão da CS de formação. A proposta veio do Xavier, do Mec.

Nesta reunião deveremos esclarecer/saber/propor sobre todo o ensino formal, o que está nas asas deles, coisas como:

- introdução do ensino de música nos projetos de educação à distância que já fazem parte do Mec;

- nomenclatura dos vários cursos de formação de professores que tem gerado conflitos e impedindo profissionais diplomados de participarem de concursos;

- currículos

- ensino profissionalizante



2. Obrigatoriedade do ensino da música – representantes do Mec afirmaram que nossa meta não deveria ser “introdução do ensino da música em ...” e sim “garantir a obrigatoriedade do ensino...” ou seja, não existe questão legal – fazer lei, decreto, ou coisa do tipo – a resolver/fazer e sim outro tipo de ação como “campanha de esclarecimento junto a secretários municipais e estaduais” e dar condições a este ensino, que estão em outras linhas de ação.



ATUAÇÕES

Fóruns – o grande ganho que nossa categoria terá com as Câmaras Setoriais está relacionado com a organização e união dos músicos. Neste sentido a primeira reunião foi um sucesso porque conseguimos aparar arestas e organizar estratégias para a nossa atuação.



Gloria Cunha - Representante do FPPM na reunião da CS de Formação.